• +55 19 982973682
  • flavio.cavalieri@eletrocursos.net
Faça Você Mesmo - GAMBIARRA 1 - Transceptor caseiro multibanda CW!

Neste vídeo apresentamos os componentes, os diagramas de conexões e o funcionamento completo de um transceptor multibanda caseiro para CW!

Observações:

1- A ponte SWR utilizada apresenta silk com informações invertidas, portanto a saída de sinal proveniente da etapa de filtro passa-baixas deve ser conectada ao ponto rotulado (RF_Out), já o coaxial que vai ao relé de seleção (TX/RX) e consequentente a antena deve ser conectado ao ponto rotulado (RF_In). Consequentemente os sinais analógicos de referência (REV e FWD) estão invertidos, FWD deve ser conectado o pino de entrada analógica para medição de SWR e REV ao pino para medição de potência transmitida!

2- Durante a recepção, conecto um resistor de valor igual a 10 Ohms entre o pino de referência analógica de SWR (FWD) e o terra do circuito. Para tal, utilizo um dos contatos reserva do relé de seleção (TX/RX). Lembrando que por utilizar um relé de contatos duplo, um deles é dedicado exclusivamente a seleção e conexão entre os circuitos de TX e RX a antena.

Espero que gostem do vídeo e que este possa servir de base para o desenvolvimento de seus futuros projetos.

Tutorial em vídeo

O Projeto completo pode ser baixado através do link abaixo:

ProjetoGambiarra_1